Sonia Rosa, Artista Plástica, Arte, Professora, decoração, Joinville, Santa Catarina

Sobre a Artista Plástica Sonia Rosa de Joinville/SC

Imprensa

 > Cultura > 19 | SET | 2013
Prefeito elogia exposição de artista na Prefeitura
Encontro ensejou proposta de criação do Museu da Boneca

Brinquedos antigos como piões, pipas, bolas, bicicletas e bonecas que marcaram várias gerações de crianças do século passado foram o tema da conversa que o prefeito de Joinville Udo Döhler teve na quinta-feira (19) com a artista plástica Sonia Rosa.

A visita da artista ao prefeito faz parte do projeto Itinerarte, realizado pela Galeria de Artes Victor Kursancew, em função da montagem de uma exposição de quadros de Sonia Rosa na prefeitura esta semana. O projeto leva exposições itinerantes de artistas locais a vários espaços públicos de Joinville. Os quadros de Sonia Rosa ficam no Gabinete do Prefeito e Vice-prefeito até 8 de novembro.

Ao falar com sobre a temática de suas pinturas em acrílico sobre tela e aquarela, inspirada em brinquedos que marcaram sua infância, o assunto convergiu para a proposta, lançada pelo prefeito, de montagem de um museu de bonecas antigas. “Tenho certeza que muitas famílias guardam esses brinquedos e teríamos um acervo muito rico que resgataria valores de várias gerações”, afirmou o prefeito.

Udo Döhler deu parabéns à artista Sonia Rosa e relatou que ficou surpreso com o interesse de muitas pessoas que passam por seu gabinete e elogiam a qualidade das pinturas, todas com temáticas ligadas a brinquedos antigos como piões, pirulitos, carretéis, pipas, ioiôs e petecas.

“Como muita gente guarda por décadas objetos que marcaram suas vidas, hoje várias famílias têm verdadeiros museus em suas casas. Tenho certeza que um museu de bonecas seria bem viável”, comentou o prefeito. A própria artista relatou que já está desenvolvendo um projeto para montar um museu do brinquedo. “Já guardo muita coisa. Tenho até uma boneca de 60 anos”, relatou.

“Será fantástico mostrarmos às novas gerações, hoje envolvidas em brinquedos eletrônicos, saber o que marcou nossas infâncias, dos nossos pais e avós, como bolas, petecas, piões, carrinhos, bonecas e uma variedade de objetos que muito nos divertiam”, afirma com entusiasmo Sonia Rosa.

O resgate dessa época a artista já está montando por meio de uma autobiografia batizada de “Brincalhotices”, voltada para crianças a ser lançado no próximo mês de outubro, com apoio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec).

A temática dos brinquedos é uma fase que ela desenvolve há mais de dez anos e já rendeu uma instalação com 5 metros de altura na 41ª Coletiva de Artistas de Joinville montada com brinquedos jogados no lixo e por ela resgatados. No ano passado, procurada por professores da rede municipal, teve contato com alunos de oito escolas que foram estimulados a pesquisar, junto a seus pais, quais tipos de brinquedos marcaram suas infâncias. “Esse resgate traz uma riqueza de informações que hoje estão muito distantes dos nossos filhos e netos", avalia SoniaRosa.